(21) 98287-1474 Atendimento

Fazer o Exame de Sexagem Fetal ou Aguardar pela Ultrassonografia?

Escrito Por: Marcia Santos Publicado em: ROOT Data de Criação: 23/07/2019 Acessos: 34 Comentários: 0

Aqui mostramos algumas característica da Sexagem Fetal.

E você mamãe? Estava tão ansiosa para saber o sexo de seu bebê que fez o exame de sexagem fetal, logo no começo da gestação, ou teve mais calma e aguardou o resultado através das ultrassonografias de rotina?

O principio básico deste exame é tentar encontrar fragmentos do cromossoma Y (cromossoma existente apenas no sexo masculino) circulando no sangue da mãe. Se ele for encontrado o bebê é do sexo masculino, mas se isso não acontecer ele é do sexo feminino.

O exame de sexagem fetal possibilita a descoberta do sexo do bebê a partir da  8ª semana de gestação, quando a quantidade de DNA do feto no sangue da mãe é maior, tornando-se possível obter resultados com precisão superior a 99%. Ao contrário da ultrassonografia, este exame não necessita de pedido médico e é realizado em laboratórios de análises clínicas, sendo assim, a coleta de sangue pode ser feita junto com os demais exames de rotina que já são realizados durante a gestação.

Já a ultrassonografia só dará o resultado com maior chance de acerto com pelo menos 16 semanas de gestação, quando os órgãos sexuais do bebê já estão formados.

Quando o exame pode ter resultado alterado?

  • Quando a mãe recebeu transfusão de sangue ou é transplantada;
  • No caso de gêmeos fraternos, pois se for encontrado a fração do cromossomo Y a única certeza é que ao menos um deles é um menininho.
  • No caso de abortamento de um dos gêmeos, pois o DNA do gêmeo abortado pode ser encontrado no sangue da mãe por algum tempo após o aborto.
  • Se realizado antes de 8 semanas de gestação, pois pode não ter quantidade suficiente de DNA do bebê no sangue da mãe. Quanto maior o número de semanas de gestação maior a certeza do resultado.

 

Nestes casos deve-se tirar suas dúvidas com o laboratório para decidir se você quer mesmo fazer o exame ou se vale a pena aguardar um pouco mais pelo resultado do ultrassonografia.

Tags:

Deixe um comentário

Captcha