A cólica durante a gestação constuma ser um sintoma normal da gestação, mas nem sempre é assim. Algumas vezes a cólica pode vir acompanhada de outros sintomas que oferecem risco a gestante e ao bebê, aqui neste post falamos um pouco mais sobre as cólicas e alguns sinais que devem acender o sinal de alerta.
Se você já ficou ou está grávida sabe que nem sempre é anormal sentir cólicas durante a gravidez, principalmente nas primeiras semanas. Este incômodo pode significar desde uma condição natural do seu corpo, pois o útero está se adaptando e se moldando para poder gerar o novo serzinho que está ali dentro, até um sinal de alerta para mostrar que alguma coisa não está bem e que você precisa de ajuda imediata.
Uma das causas de cólica durante a gestação está relacionada ao crescimento do útero, pois para crescer ele acaba se contraindo e podendo causar dores em algumas mulheres. Outra causa de dores e desconforto abdominal fica a cargo dos gases que se acumulam no intestino, que tende a ficar mais lento durante este período.
As cólicas podem desaparecer logo nas primeiras semanas, mas podem voltar no final da gestação, algumas semanas antes do parto, quando começam as contrações de Braxton-Hicks também conhecidas como contrações de treinamento.
Como aliviar as cólicas na gravidez?
Algumas medidas simples podem ajudar a reduzir este desconforto, tais como:
O que fazer caso as dores não melhorem com as medidas acima?
Se as dores forem intensas, freqüentes e/ou acompanhadas de outros sintomas como náuseas e vômitos, você deve procurar o médico imediatamente para que ele faça uma investigação mais profunda e ache a causa do problema para poder tratá-la adequadamente.
Além dos motivos comuns, a cólica na gravidez podem ter outras causas que necessitam de cuidados médicos imediatos:
Cada uma destas causas exige um tratamento específico e que deve ser acompanhado pelo médico. Como a saúde da mulher fica mais sensível durante a gestação, é preciso que o acompanhamento pré-natal seja feito de maneira correta.
Lembre-se de procurar um médico sempre que tiver alguma dúvida referente a qualquer sintoma ou dor que possa estar sentindo, pois nem sempre o que foi normal para uma gestante ou em gestação anterior pode ser normal para você neste momento.
Agora que você já sabe como é importante o acompanhamento de seu médico durante a gestação clique aqui para ver as lindas peças para montar o enxoval de seu bebê que temos na Bidus Baby.
Captcha
E-commerce por